O que são equipamentos virtuais?

Um equipamentos virtual é a reprodução de um equipamento real no computador. Pense num motor, com todas as suas peças (válvulas, camisas, eixo de manivelas, etc.) representadas numa imagem iterativa, em que você pode clicar e selecionar qualquer peça, e visualizá-la de qualquer ângulo. Pense agora num equipamento médico, com as suas diversas telas e modos de funcionamento. O equipamento médico virtual pode reproduzir fielmente cada uma das telas e modos de funcionamento.

Imagine que a sua empresa comprou um novo equipamento de alto custo de instalação e operação. O fabricante fez a instalação, e treinou a equipe que vai operá-la.

Com o passar do tempo, alguns membros da equipe saíram da empresa, e novos foram contratados. É preciso treinar os novos empregados.

Equipamentos virtuais permitem que novos empregados sejam treinados num ambiente inteiramente virtual. Isso evita que a linha de produção seja alocada para treinamento, e faz com que o novo empregado entre muito mais preparado. Na literatura científica já há comprovações que o uso de treinamento virtual pode se equiparar ao treinamento real.

Imagine agora que a autorização de importação da nova linha de equipamentos, que será mostrada na próxima feira, não sairá a tempo. Com a utilização de equipamentos virtuais ainda seria possível mostrar os avanços da novo linha de produtos durante a feira.

Outro problema comum nas empresas é a dificuldade dos vendedores configurarem equipamentos complexos e que possuem muitos opcionais. Os equipamentos virtuais podem fazer a verificação de opcionais incompatíveis. Ao interagir com o equipamento virtual, o vendedor pode adquirir o conhecimento necessário para vender melhor.

Qual o benefício?

  • A linha de produção não é afetada pelos treinamentos, reduzindo custos.
  • Total disponibilidade para os empregados estudarem e praticarem no equipamento virtual.
  • Faça com que o vendedores entendam o que estão vendendo, e utilize a mesma plataforma para fazer ações de marketing.
  • Treine a equipe técnica (especialistas de produtos e suporte técnico) com equipamentos disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.

Infinitas possibilidades

  • Reciclagem dos funcionários, e sistema de avaliação integrada.
  • Introdução de falhas e simulação de operações críticas.
  • Manutenção remota assistida.
  • Tecnologia web tanto para acesso ao equipamento virtual quanto para a avaliação dos empregados.
  • Utilização de tecnologias 3D como Televisão 3D e Óculos de Realidade Virtual.